domingo, 27 de setembro de 2009

API's Abertas Na Web 2 0

10 comentários:

  1. Boa apresentação!
    Aproveito para deixar a minha pergunta.

    Quais os principais princípios da Web 2.0 podem ser identificados na utilização das APIs web abertas?

    ResponderExcluir
  2. Podemos identificar os seguintes princípios na utilização das API's abertas:
    - Poder das massas: já que pode existir uma colaboração (inteligência coletiva) na criação, modificação ou reutilização de aplicativos.
    -Plataformas de remixagem e distribuição direta de dados: quase todas API's têm o conceito de "computação nas nuvens".
    -Experiências ricas do usuário
    -Software não somente num simples dispositivo
    -Beta pérpetuo: As API's abertas estão em constante evolução.

    Estes acima são os que se mais se identificam com as API's web abertas, porém todos os príncipios estão presentes, se olharmos mais a fundo.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    API's "maliciosas" ou "mal intencionadas" são de fato uma preocupação (ou seja, há casos conhecidos)?

    ResponderExcluir
  4. Eu pesquisei na web sobre as API's maliciosas para Web e encontrei uma pesquisa Websense Security Labs que lista as previsões anuais de segurança para 2009. E as API's para Web estão em terceiro lugar na lista, pois a rapidez de lançamento de novas API's não permite maior quantidade de testes, resultando em falhas de segurança na maior parte das vezes relacionadas a privacidade, expondo os usuários que acreditam e confiam no serviço.

    Um caso recente de utilização de uma API de forma maliciosa ocorreu no Twitter, com o aplicativo Twitpic, que permite a postagem de fotos para o Twittter, em que propagou vírus através do Twitter.

    ResponderExcluir
  5. E as questões legais sobre danos e prejuízos causados pela utilização de uma API (seja ela maliciosa ou não) recabem sobre o fornecedor da API ou o responsável pelo aplicativo que se vale da API?

    Otmar Pereira

    ResponderExcluir
  6. Fiquei em dúvida em qual sentido usam a palavra "aberta" na apresentação de vocês?
    Não sei todas que citaram, mas pelo menos a API do Facebook apesar do uso ser gratuito usa protocolos e abordagens proprietárias.

    ResponderExcluir
  7. Henrique, o sentido da palavra "aberta" diz respeito que os sites e serviços, como Facebook, disponibilizam um kit para o desenvolvimento para aplicativos, a sua API e qualquer pessoa pode registrar, aceitar um termo de compromisso e divulgar seu aplicativo, de forma gratuíta. A palavra "aberta" nesse sentido, não pode ser confudida com software livre.

    ResponderExcluir
  8. Otmar, essa questão é difícil de responder, pois não existe legislação específica no Brasil. Mas, pelo que eu vi, os fornecedores das API's dizem no termo de utilização que a responsabilidade recai sobre o responsável pelo software, pois ele está explorando a API de forma errada e provocou o dano ou prejuízo.

    ResponderExcluir
  9. As APIs são muito interessantes como uma maneira de "viralisar" certos serviços. Por exemplo o Twitter praticamente não é utilizado pelo site e sim por programas de terceiros que utilizam a API.

    Se não fossem por estes programas, provavelmente o twitter não faria tanto sucesso.

    ResponderExcluir