sábado, 19 de setembro de 2009

Valorização da Cauda Longa

Características: Cauda longa (do inglês The Long Tail) é um termo utilizado para identificar distribuições de dados da curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente. O termo cauda longa se refere àquela parte da população que procura por produtos ou serviços que são populares somente para alguns nichos da população. O que normalmente acontece é uma procura elevada para um conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para um conjunto elevado de produtos (a parte vermelha do gráfico abaixo).



A parte amarela da imagem acima mostra exatamente a parte dos consumidores que quem explora a cauda longa procura agradar. Uma grande parte da população, mas que procuram produtos variados e pouco procurados.

Vantagens: Com o surgimento da internet apostar na Cauda longa passou a ser algo interessante exatamente por causa disso. Existe uma grande parte da população interessada em produtos especificos e raros. E a internet não precisa ter produtos estocados, facilitando as encomendas desses produtos mais raros e consequentemente mais caros. Possibilitando um maior lucro por parte da empresa que se dispõe a explorar essa parte de consumidores.

Exemplos de utilização: Um exemplo de valorização da Cauda Longa pode ser visto claramente em livrarias virtuais. Antigamente, apenas os livros mais vendidos eram ofertados devido ao alto custo de estocagem e exposição dos mesmos. Mas com o aparecimento de livrarias virtuais, mesmo livros com baixa procura passaram a ser ofertados, e passaram a ser interessantes do ponto de vista econômico.

Outro exemplo é o mercado de produtos de alta tecnologia, que são muito caros e poucos podem comprá-los, mas as lojas virtuais conseguem oferecer esses produtos.

Mais um exemplo prático seria uma loja de CDs/DVDs musicais. Grande parte das pessoas entram na loja procurando por uma banda ou um CD que esteja fazendo mais sucesso, porém há aquelas poucas pessoas que entram na loja em busca de material de bandas não muito famosas, que até mesmo a grande parte da população nem conhece. Essas pessoas fazem parte da cauda longa.

4 comentários:

  1. O conceito da "cauda longa" está muito bem explicado no post, e realmente é um componente inerente desta nova tecnologia de distribuição da informação. Conforme explicado no texto, quando a publicação é mais fácil, torna-se possível o apelo ao público periférico do estabelecimento ou site.

    O texto é sucinto e claro, e a ilustração é a chave para o entendimento do conceito. É um artigo completo, mas poderia também contar com alguns links para informações adicionais acerca do assunto.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante a explicação do conceito de "calda longa".

    Gostaria de adicionar uma aplicação: aplicativos de iPhone são vendidos seguindo este conceito. A maioria custa muito pouco (cerca de U$1,00), mas muitos compram, gerando um lucro muito grande.

    ResponderExcluir
  3. Boa explicação sobre o conceito de calda longa.
    Se entendi bem, então dou um bom exemplo de empresas/sites que aplicam esse conceito: ebay e mercado livre!
    Parabéns pelo texto!

    Leonardo Cruz
    http://tccass.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. A explicação sobre cauda longa está bem produzido!
    A leitura do post me fez pensar no quando o valor conjunto de todos os milhões de itens que possivelmente vendam apenas uns poucos exemplares(os itens da cauda longa) for igual ou maior do que o dos poucos itens que vendem milhões cada um!

    Luiz Gomes Temponi

    ResponderExcluir